sexta-feira, 25 de abril de 2014

Como funciona o termômetro de mercúrio


Existem vários tipos de termômetro, o mais usado por nós é o termômetro de mercúrio.
Este termômetro consiste em um tubo, fino como cabelo, devido e um bulbo, uma espécie de bolha, em uma extremidade contendo mercúrio. Este termômetro é simples, fácil de entender, o mercúrio dilata-se com o aumento da temperatura, aumentando assim o volume à menor variação de temperatura. Com essa expansão do mercúrio, ele vai enchendo o tubo capilar, ou seja, quanto mais alta a temperatura mais cheio o tubo. E essa expansão é medida numa, graduação que pode ter uma precisão de 0.05ºC. É dessa forma, pela expasão do líquido, que observamos a variação de temperatura em geral
Para a medição da temperatura ser precisa , em erros se, o corpo, o material do termômetro e o líquido interno estiverem em equilibrio térmico. Caso isso não aconteça as medidas de temperatura não seriam possível com a configuração proposta neste tipo de termômetro.
A escolha do mercúrio, como líquido interno dos termômetros não foi por acaso . Ele foi escolhido de modo a elevar ao máximo a previsão para fins corriqueiros. Houveram 2 grandes problemas na escolha do líquido: 1 se o líquido fosse pouco denso necessitaria de uma quantidade muito grande deste líquido no bulbo e 2 se a variação do volume em função da temperatura não fosse linear na faixa de medida o líquido seria inadequado. Um líquido que não serveria, é a água, pois ela só expande, aproximadamente, abaixo de 4ºC.

Características do mercúrio:
Propriedades:

O mercúrio é um líquido prateado à temperatura ambiente sendo o único metal que apresenta líquido sob essas condições.
Seu ponto de congelamento é -39.4ºC e entra em ebulição a 357ºC tendo uma densidade de 13.6 a 0ºC .
Quando aquecido bem acima do seu P.E, o vapor produzido conduz muito bem a eletricidade apresentando radiação na faixa do ulta-violeta.
Preparação:
O mercúrio pode ser encontrado livre e por isso já era conhecido há muito tempo.No entanto, a produção e garantia a partir do sulfeto de mercúrio, cinabrio, conforme a equação:

HgS +O2 → Hg + SO2
Emprego:
O mercúrio é usado, além de termômetro, também em barômetros e na fabricação de espelhos.
Atualmente há grande emprego para o mercúrio na fabricação de lâmpadas e também como fluído refrigerante em trocadores de calor.

Bibliografia

Alquimia.Tripod .com / geral/ curiosidades.htm
A Editora Edições Fortaleza – Crédito Brasileiro de Livros S.A
Autor: Augustin Bravo Rey
Nome do livro: Física / Química Modernas