Ameaça: calotas polares derretidas
A água na fase sólida é menos densa que na fase líquida, ou seja, o gelo é menos denso, sendo assim ele flutua na superfície. Graças a essa particularidade da água é possível a vida submarina nos pólos, que são regiões gélidas. Além disso, o gelo não é um bom condutor de temperaturas, funciona como um isolante térmico, os animais que se encontram abaixo desta espessa camada de gelo ficam protegidos contra o frio mais intenso. A temperatura externa nas regiões de muito frio se encontra bem abaixo da temperatura da água.
Mas o que exatamente ocorre com as moléculas de água quando passam para o estado sólido? A água que se encontra no estado líquido possui as ligações de hidrogênio unindo os átomos, estas ligações são constantemente quebradas e refeitas, este processo permite o estado líquido. Agora no estado sólido, estas ligações não são mais quebradas e permanecem unidas em forma de uma rede cristalina, este novo formato da água permite que o gelo flutue.
Afinal, como seria a vida aquática se o gelo não flutuasse sobre a água? Com certeza os animais que moram nas regiões mais frias do planeta já teriam entrado para a lista de animais extintos. Mas infelizmente esta realidade já existe, o aquecimento global é uma ameaça, é responsável pelo derretimento das calotas polares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário